A corrida eleitoral entre Flávio Bolsonaro e Lula se intensifica, com as últimas pesquisas apontando um empate técnico. Flávio, candidato do PL, lidera com 46%, enquanto Lula aparece com 44%. Essas dinâmicas eleitorais não são novidade, e é importante lembrar que, em 2014, Dilma Rousseff só conseguiu reverter um cenário adverso cinco dias antes do segundo turno contra Aécio Neves.
Recentemente, a cobertura política começou a dar mais atenção aos atos promovidos por Lula em várias partes do Brasil. O evento realizado no último domingo na Avenida Paulista se destacou entre os maiores da história, mas sua relevância não recebeu a atenção adequada da grande imprensa, em um contexto que normalmente exigiria maior visibilidade. Essa situação levanta questões sobre a isenção na cobertura, que muitas vezes prioriza uma administração neutra em detrimento da realidade dos fatos.
Nos últimos quatro anos de governo Lula, a cobertura midiática tem se mostrado rigorosa em relação à crítica da gestão fiscal. Os comentários sobre a gestão do governo não costumam ser neutros e frequentemente se concentram em suas falhas, sem reconhecer também os acertos. Por outro lado, o bolsonarismo tem sido normalizado, e questionamentos sobre a liberdade de expressão de seus apoiadores têm surgido, o que gera polêmica sobre a linha entre divergência e pregação de golpe.
Um exemplo recente ocorreu durante o ato de Lula na Avenida Paulista, quando um grupo de jovens pichou uma estação em apoio à sua campanha, criando um teste de reações. No entanto, Flávio Bolsonaro, que promete acabar com a era petista, tem se comprometido a aumentar os gastos públicos, enquanto seus coordenadores econômicos, como Adolfo Sachsida, falam sobre cortes em ministérios e salários.
A mudança na cobertura política, que agora aborda mais os aspectos eleitorais, complicou a situação para Flávio, que se vê em desacordo com os fatos. Essa nova abordagem pode levar a uma tentativa de retornar a uma agenda focada na polícia e em ataques ao Supremo Tribunal, na tentativa de evitar a perda na eleição. O coordenador político de Flávio, Rogério Marinho, expressa preocupação com a possibilidade de crianças de 14 anos serem encarceradas, enquanto lamenta a prisão de golpistas.
Referências literárias, como o poema "Anedota Búlgara" de Carlos Drummond de Andrade, ressaltam a crítica ao comportamento de líderes que se afastam do que é razoável. A analogia entre golpistas e seres inocentes como borboletas e andorinhas serve para enfatizar a gravidade da situação política atual.