O novo Bolsa Família tem reajuste de 15,04% e eleva o piso nacional para R$ 691 por família, com pagamentos previstos para iniciar em 19 de outubro. A medida do governo federal beneficia milhões de brasileiros em todo o país, que receberão os valores atualizados até o dia 30, conforme o Número de Identificação Social (NIS).
A primeira parcela com o reajuste de 15,04% será destinada às famílias cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 1. Os depósitos seguem de forma escalonada até 30 de outubro, conforme o último dígito do cadastro, gerenciados pela Caixa Econômica Federal.
Com a atualização, o valor mínimo garantido pelo programa passa de R$ 600 para R$ 691 por família. O reajuste foi oficializado pelo governo federal em setembro e corresponde à recomposição da inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2023 e agosto de 2026.
Quais são os novos valores dos benefícios adicionais?
O aumento também modifica as parcelas adicionais do programa. O Benefício de Renda de Cidadania, pago por integrante da família, passa de R$ 142 para R$ 164. Já o Benefício Primeira Infância, destinado a crianças de até sete anos incompletos, sobe de R$ 150 para R$ 173.
Outra parcela reajustada é o Benefício Variável Familiar, destinado a integrantes que se enquadram nos critérios previstos, como gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes. O valor passa de R$ 50 para R$ 58 por integrante.
Fonte: IstoÉ Dinheiro